Alergia Alimentar em Cães e Gatos Como identificar e resolver!
- Informe Vet
- 6 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

A alergia alimentar é uma doença que acontece quando uma resposta anormal do organismo ocorre após a ingestão de determinado alimento. Cerca de 10 % das dermatites alérgicas são causadas por alimentos. Nos cães é a terceira dermatopatia alérgica mais importante e a segunda nos gatos. Pode estar associada a outras alergias como a dermatite atópica e a dermatite alérgica a picada de ectoparasitas (pulgas e carrapatos). Vários componentes dos alimentos podem causar esse processo, como: carboidratos, gorduras, aromatizantes, corantes artificiais e conservantes. Porém o mais importante são as proteínas, principalmente, da carne bovina e de frango.
Os animais que são desmamados precocemente e são alimentados com leite bovino ou dieta comercial, em função da imaturidade do sistema digestivo, podem absorver partículas alérgicas tornando-os mais suscetíveis a desenvolverem alergia alimentar. Por esse motivo muitos animais apresentam sintomas antes dos 12 meses de idade.

O principal sintoma é o prurido (coceira), que geralmente é intenso e pode não estar acompanhado de lesões cutâneas ou serem discretas em relação a este. Nos cães, as lesões podem aparecer em qualquer lugar do corpo e nos gatos é mais comum na cabeça e pescoço.
Não existe um exame laboratorial para se estabelecer o diagnóstico. Este é realizado mediante a dieta de exclusão que pode ser com alimentos naturais, sendo uma fonte de carboidrato e uma proteína inédita, ou seja, que o animal nunca teve contato ou com ração de proteína de soja hidrolisada, por um período mínimo de 2 meses. O tratamento após o diagnóstico estabelecido consiste em manter uma dieta em que seja afastado o alimento que causa a reação alérgica.
Se o seu animal apresentar coceira intensa, associadas ou não a lesões na pele, procure um médico veterinário pós- graduado em dermatologia veterinária, isso pode ser Alergia Alimentar.
Comments