top of page
Buscar

Gravidez x Toxoplasmose

  • Foto do escritor: Informe Vet
    Informe Vet
  • 2 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

É comum nos consultórios veterinários atendermos mulheres grávidas, desesperadas pela ideia de ter que se desfazer dos seus animais de estimação pelo risco de infecção por Toxoplasma. Diante disso o mais importante é que todas as pessoas tenham acesso as informações corretas sobre o assunto.

A toxoplasmose é a doença causada pelo protozoário chamado Toxoplasma gondii. Se a mulher for infectada pelo parasita ao longo da vida, ela desenvolve imunidade a doença e o risco durante a gravidez é quase nulo para ela e o bebê.O inicio da gestação é o período mais perigoso da infecção pelo Toxoplasma podendo causar lesões graves no feto; a medida que a gestação evolui os riscos de lesões diminuem.

As grávidas que se infectam pelo parasita geralmente não tem sintomas da doença,mas dependendo de que período gestacional que forem infectadas podem ter sérios problemas de desenvolvimento do bebê como: cegueira, surdez, desenvolvimento inadequado cerebral, hidrocefalia, entre outros, podendo ocorrer aborto.

Há quem diga que os gatos são os grandes vilões da toxoplasmose, devido ao fato de quando ele scomem carne mal passada; até mesmo caça, como passarinhos; ou plantas, como grama contaminada pelo agente; este, completa o ciclo de vida no intestino dos felinos(domésticos ou selvagens) que eliminam oocistos(ovos) no ambiente uma vez na vida, durante 15 dias pós infecção, esses ovos precisam ficar no ambiente por mais de 24 horas, para que tenham a capacidade de causar problemas para nós seres humanos. Sem falar que teríamos que ingeri-los para que sejamos infectados.Diante disso já foi comprovado por diversos médicos infectologistas e veterinários que a principal fonte de infecção para os humanos é a alimentar. Sabendo disso o cuidado com alimentação de uma gestante que não tem imunidade para o parasita deve ser redobrado.

Qualquer outro animal, incluindo aves, quando ingerem os oocistos, não eliminam o parasita nas fezes, mas formam microcistos do Toxoplasma na sua musculatura, que não são visíveis a olho nu, produzindo assim carnes contaminadas; então deve- se evitar o consumo de carne mal passada de todas as espécies animal principalmente de caprino, ovino e suínos durante a gestação, pois dessa forma há possibilidade de desenvolver a doença. Verduras, legumes e frutas mal lavadas, são fontes de infecção pelo fato do solo poder estar contaminado onde esses alimentos foram cultivados. A prática de jardinagem, pelo contato com a terra, deve ser evitada durante a gravidez.

Para que a gravidez seja tranquila todos os cuidados de higiene e alimentação devem ser tomados, sem a necessidade de se desfazer dos seus Pets, após saber de tudo isso todas as mulheres podem beijar e acariciar seus filhinhos de 4 patas a vontade durante os 9 meses de gestação!!!

Ilka do N Gonçalves

Crmv-BA 3464

Felina Veterinária – Salvador -BA

Bình luận


IMG_20181211_123514638.jpg
Alexandre M. Magalhães

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon

Olá, espero ajudar sempre todos aqueles que são apaixonados por animais fornecendo informações corretas e claras. Caso tenha uma ideia e queira participar basta entrar em contato pelo e -mail: jornalinformevet@gmail.com ou pelas redes sociais. Aguardamos seu contato! Obrigado...

 

bottom of page