Meu gato bebe pouca água, e agora?
- Informe Vet
- 4 de fev. de 2019
- 1 min de leitura

Todo mundo sabe que os gatos são mais susceptíveis à terem doenças renais, mas por quê? Eles são animais do deserto, característica que faz com que eles bebam menos água e concentrem mais a urina. Além da associação a uma quantidade de néfrons (unidade funcional do rim) bem reduzida quando comparadas aos cães e humanos. Para contribuir ainda mais, oferecemos a eles uma alimentação predominantemente seca, pobre em água.
Então, o que fazer para incentivar o consumo da tão necessária água? Ai vão algumas dicas:
· Primeiramente, por mais simples que pareça, potinhos de água longe do banheiro.
· Gatos gostam de água sempre fresca e limpa. Você pode causar esse efeito com a utilização de fontes ou potes de água amplos, onde ele possa ver seu reflexo.
· Os potes de água devem ser estrategicamente dispostos por toda a casa: a preguiça pode ser uma grande inimiga do consumo de água.
· Experimente colocar gelo nos potinhos junto com a água ou fornece-la gelada.
· Avalie a possibilidade de adicionar uma dieta natural de forma única ou associada a ração junto com um médico veterinário nutrólogo.
· Frutas como melancia e melão possuem baixo aproveitamento nutricional na espécie, porém são alimentos ricos em água e que podem ser fornecidos, caso o gato aceite.

Dra Jessica de Andrade
Médica Veterinária
Especializada em Clinica médica de Felinos.
Kommentare