top of page
Buscar

Coprofagia - Porque meu cão come fezes?

  • Foto do escritor: Informe Vet
    Informe Vet
  • 2 de fev. de 2019
  • 3 min de leitura

Esse é um problema que tira os tutores do sério a pergunta é sempre a mesma “Dr. Qual o motivo do meu cãozinho comer as próprias fezes?”, mas a resposta não é tão simples assim. Muitas vezes para solucionar esse problema precisamos fazer uma análise geral de saúde, pois alguns animais podem ter algumas doenças que levam à síndrome de má absorção, com isso as fezes ainda podem permanecer com odor e com nutrientes que são atrativos para os animais.


Filhotes:

Médico Veterinário - Especialista em comportamento animal.
Dr Luis Sousa - Médico Veterinário - Especialista em comportamento animal.

Muitos filhotes podem iniciar esse comportamento por serem reprimidos de forma agressiva pelos tutores quando esses defecam fora da área que foi designada para isso, mas condicionar um filhote a defecar e urinar no local correto exige paciência e ensinar o animal a fazer no local certo deve ser feito sempre aproveitando quando o animal fizer no local certo e começar a elogiá-lo. Usar punição física, esfregar o rosto do animal na urina ou nas fezes só gera medo e ansiedade e todas as tentativas de ensinar o animal que envolva reforço negativo tem pouca ou nenhuma efetividade.

Cadelas recém paridas: Faz parte de um comportamento normal das mães comerem as fezes dos filhotes, o seu objetivo é manter o ambiente para os filhotes limpo. Na época do desmame esse comportamento naturalmente desaparece, não é necessária nenhuma abordagem para corrigir esse comportamento.

Síndrome de má absorção: Alguns cães fazem Coprofagia por um problema de saúde, uma das doenças que mais podem causar essa alteração é a insuficiência pancreática exócrina. Nesses mais do que os outros é extremamente indicado que seja feita uma avaliação criteriosa pelo médico veterinário da sua confiança, para que sejam feitos exames de sangue e de imagem para um diagnóstico preciso e o tratamento correto.

Ansiedade de separação: em casos de ansiedade o animal pode sim comer as próprias fezes, não é um padrão clássico da síndrome por ansiedade e separação, mas em alguns animais podemos identificar esse comportamento, nesses casos é necessária uma avaliação criteriosa e especializada para que possamos definir protocolos que podem envolver terapia comportamental, com enriquecimento ambiental, mudança de posturas das pessoas que estão na casa e em alguns casos é necessário junto com a terapia comportamento o uso de algumas medicações para ajudar ao tratamento.

Cães que comem as fezes do gato: Não é incomum que cães comecem a comer as fezes do gato ou de outros cães contactantes na casa. Isso ocorre pelas fezes ter odor diferente da dieta do animal e isso torna essas fezes muito atrativas para o cão. Para a correção desse problema indicamos sempre manter as caixas de areia do gato em local inacessível ao cão e sempre o mais limpa possível, com a troca correta da areia como indica o fabricante.

Em linhas gerais existem medicamentos que podem tornar as fezes com odor desagradável, em alguns casos, resolve completamente, em outros funciona no início, mas o animal se acostuma com o odor e sabor e volta a comer as fezes e em outros é completamente ineficaz, e qualquer forma é fundamental que o animal passe pela avaliação do veterinário, muitas vezes esse paciente precisa ser avaliado por um especialista em nutrologia para que seja elaborado um plano nutricional correto, um veterinário comportamental para avaliar comportamentos naturais do animal, identificar o motivo mais provável para aquele comportamento e traçar planos e estratégias que busquem junto com o tutor resolver o problema.


Comments


IMG_20181211_123514638.jpg
Alexandre M. Magalhães

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon

Olá, espero ajudar sempre todos aqueles que são apaixonados por animais fornecendo informações corretas e claras. Caso tenha uma ideia e queira participar basta entrar em contato pelo e -mail: jornalinformevet@gmail.com ou pelas redes sociais. Aguardamos seu contato! Obrigado...

 

bottom of page