top of page
Buscar

Olho Vermelho - E agora Dr. o que será?

  • Foto do escritor: Informe Vet
    Informe Vet
  • 4 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

Uma das principais queixas que chegam ao ambulatório do clínico e do Oftalmologista veterinário é em relação ao ‘olho vermelho’. Frequentemente os guardiões associam esta condição a conjuntivite humana. Você sabia que existem muitas causas que podem levar o seu animal a ficar com o ‘olho vermelho’?

Pois é, causas que variam desde simples deficiência quantitativa e qualitativa da lágrima ou irritação por agentes externos, a condições mais complexas como inflamação intraocular e glaucoma. Vamos aqui elencar alguns fatores que podem levar o seu animalzinho a apresentar esta alteração.

Primeiramente podemos falar das anomalias de pálpebras e pelos. Alguns animais nascem com alterações de pálpebras como a inversão destas denominadas entrópio, esta condição faz com que os cílios que deveriam ficar voltados para o lado de fora fiquem voltados para o lado de dentro do olho e desta forma aumentam o atrito com a superfície ocular e causam bastante desconforto e dor, podendo inclusive levar a lesões na superfície do olho denominadas úlceras de córnea. Outra importante anomalia são os crescimentos de pelos em locais indevidos, ou direcionados para dentro do olho, denominados distiquíases e triquíases, estas condições também aumentam o atrito com a superfície ocular, irritam o olho, causam dor e desconforto, sendo um dos sinais principais ‘olho vermelho’. Os nódulos na pálpebra também levam ao aumento do atrito e podem irritar o olho. Para você que acha que apenas alterações específicas nas estruturas do olho podem causar o ‘olho vermelho’ saiba que outras doenças podem ter repercussão oftálmica, a famosa doença do carrapato, as hemoparasitoses, e a leishimaniose, por exemplo, podem levar a uma inflamação intensa do olho e a partir daí o olho do animal pode apresentar-se vermelho por causa da uveíte secundária a estas doenças sistêmicas. As uveítes se não tratadas adequadamente e a tempo podem levar ao glaucoma e piorar ainda mais este ‘olho vermelho’. O glaucoma em linhas gerais é uma condição que cursa com o aumento da pressão intraocular, muita dor e desconforto e pode inclusive levar o animal a cegueira.

Dr. Felipe Baldo - Oftalmologista Veterinário

Por fim e não menos importante podemos também falar da catarata. Sabe quando o olho do animal vai ficando esbranquiçado no centro? Isso pode ser catarata, e esta afecção por liberação de proteínas estranhas da lente no interior do olho também suscitam processo inflamatório, o animal desenvolve a uveíte denominada facolítica e um dos sinais é o ‘olho vermelho’. Alguns sinais de dor devem ser observados como, lacrimejamento em excesso e manter as pálpebras fechadas.

Cada condição que gera o ‘olho vermelho’ requer um tratamento específico, então o que fazer caso seu animalzinho apresente esta condição? Coloque imediatamente um colar elizabetano para evitar que o animal machuque o olho irritado e procure prontamente um Médico Veterinário Oftalmologista para direcionar o tratamento ideal evitando possíveis complicações e até perda de visão do seu pet. Em hipótese alguma medique o seu companheirinho sem a orientação de um Médico Veterinário.


Comments


IMG_20181211_123514638.jpg
Alexandre M. Magalhães

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon

Olá, espero ajudar sempre todos aqueles que são apaixonados por animais fornecendo informações corretas e claras. Caso tenha uma ideia e queira participar basta entrar em contato pelo e -mail: jornalinformevet@gmail.com ou pelas redes sociais. Aguardamos seu contato! Obrigado...

 

bottom of page