top of page
Buscar

Tem vacina para coelho, doutor?

  • Foto do escritor: Informe Vet
    Informe Vet
  • 6 de fev. de 2019
  • 2 min de leitura

No mundo dos coelhos existe 3 doenças preocupantes que nos fazem pensar em protocolo vacinal: a doença viral hemorrágica (DVH), a mixomatose e a pasteurellose.

A mixomatose dizimou a população de coelhos nos montes espanhóis nos anos 70. Hoje em dia aindanão há controle eficiente em coelhos selvagens, mas graças às vacinas é possível prevenir a doença em coelhos domésticos na Europa. Por isso coelhos brasileiros que atravessam o oceano precisam passar por quarentena e completar o protocolo vacinal por lá mesmo. Em nossa região não há relato de surtos graves e algumas vacinas produzidas lá fora são feitas com o vírus vivo enfraquecido, por esse motivo não há vacinas disponíveis aqui. Não seria interessante levar o vírus, mesmo que enfraquecido as áreas que não o possuem.

Dr. Arapiraca - Médico Veterinário especialista em Animais Silvestres e Exóticos

A DVH é uma doença de evolução fulminante. Passado um a três dias de período de incubação, manifesta-se e causa a morte em umas horas. O vírus da doença hemorrágica dos coelhos causa morte dos tecidos internos do animal. Em algumas ocasiões não dá tempo para ser detectada. A maioria das estirpes de vírus da doença hemorrágica dos coelhos pode ser prevenida com vacinação, embora em França se tenha detectado a existência de estirpes resistentes. Graças a Deus essa terrível doença nunca apareceu por aqui e sua vacina consequentemente não é comercializada no país.

A pasteurellose é uma doença causada por bactérias que atacam principalmente o sistema respiratório. Ela costuma acometer grandes plantéis de coelhos em períodos mais úmidos, contudo seu quadro clínico pode ser controlado com uso de antibióticos. Apesar de existir vacinas semelhantes para cães, acredita-se que devido a possibilidade de tratamento e baixo potencial comercial essa vacina foi deixada de lado por parte dos laboratórios nacionais.

Além das vacinas, os coelhos devem ser monitorados quanto à existência de parasitas internos como vermes e externos como piolhos e ácaros causadores de sarna. Esses cuidados podem ser tomados anualmente levando a um Veterinários dedicado à área. Costumamos solicitar exame de fezes e realizarmos inspeção minuciosa. Prevenção é bem estar !

Comments


IMG_20181211_123514638.jpg
Alexandre M. Magalhães

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

  • White Facebook Icon

Olá, espero ajudar sempre todos aqueles que são apaixonados por animais fornecendo informações corretas e claras. Caso tenha uma ideia e queira participar basta entrar em contato pelo e -mail: jornalinformevet@gmail.com ou pelas redes sociais. Aguardamos seu contato! Obrigado...

 

bottom of page